quarta-feira, 7 de maio de 2008

Animais Híbridos

A Hibridação nada mais é que um processo de reprodução entre dois animais de espécies diferentes, mas com certa semelhança entre eles. As espécies geradas através de tal método são chamadas de mestiços ou animais híbridos. Um exemplo bastante comum de animal híbrido é o caso do burro ou da mula, resultante do cruzamento da égua (Equus caballus) e do jumento (Equus asinus).

Joseph Gottlieb Kölreuter foi a primeira pessoa a fazer estudo sobre hibridação, durante o século XVIII, mas tendo como alvo as plantas.

A grande maioria dos animais híbridos é estéril (por exemplo, a mula, desde 1597 se tem notícia apenas de 60 casos onde o animal não nasceu estéril), tal fato se deve à problemas cromossômicos no processo de meiose, possuindo um número hibrido de cromossomos, dificultando o pareamento.

Com os avanços tecnológicos está cada dia mais fácil de se criar embriões de animais híbridos em laboratório. Mas a hibridação não ocorre apenas em laboratório, existem relatos de ocorrências de forma natural e espontânea, como o de ursos polares com ursos cinzentos, originando ursos pinzentos. Animais híbridos na natureza surgem normalmente, quando alguns deles se isolam por possuírem comportamentos diferentes.

Além disso, devido à variabilidade genética, alguns animais podem apresentar cores e algumas pequenas diferenças em relação à maioria, tornando-se atrativos sexualmente para espécies diferentes da sua.


Alguns animais...


Liger/Tigon

O Ligre, também conhecido como Liger (lê-se Laiguer), é um híbrido entre um leão e uma tigresa. Daí vem o seu nome: ligre = leão + tigre, e liger = lion + tiger. Seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo: possui entre 3 e 4,5 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, garantido por sua dieta de carne e frango.

Ligres têm a capacidade de nadar (característica dos tigres) e podem correr a aproximadamente 80km/h.

Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem se deve à ausência de genes que condicionam a produção de hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes.

O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por ação do homem. Além de os hábitos de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento. Na atualidade esses animais só coexistem na natureza no bosque de Gir, na Índia. Antigamente, porém, leões e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáucaso, Pérsia, Afeganistão e grande parte do Subcontinente indiano.

Existe também o Tigon (lê-se Tigón), que é o híbrido de uma leoa com um tigre. Em português, o nome seria, provavelmente, Tigreão (Tigre + Leão).

Wolfdog

Cães e lobos tendem a cruzar livremente. O lobo é um animal tímido, dependente dos nuances da linguagem corporal, expressão facial e das habilidades de caçador para a sobrevivência. Suas mandíbulas são mais fortes que as de um cão e são usados às vezes para expressar dominação. Para um híbrido de cão e lobo, é desconhecido quando ele irá demonstrar um comportamento de lobo ou de cão, ou algo intermediário. Treinamento de obediência é essencial para domesticar o animal.


Porco da idade do ferro

Porcos domésticos de Tamworth são cruzas de porcos selvagens para criar ‘Porcos da Idade do Ferro’. Os híbridos são mais domesticáveis que porcos selvagens, mas menos tratáveis que suínos domésticos e geralmente tornam-se salsichas especiais de porco. Muitos deles são criados para o comércio especial de carne.




Zebroides

Um Zorse é o resultado da cruza de um cavalo e uma zebra. Um Zonkey é o resultado da cruza de um asno com uma zebra. O Zony é o resultado da cruza de um pônei com uma zebra. Todos os três são chamados de zebróides, definidos como uma cruza entre uma zebra e qualquer outro eqüino. Zebróides são mais preferidos que as zebras para uso prático como cavalgada, devido ao formato de seu corpo. Porém, pode ter mais tendência a ser temperamental e pode provar ser difícil de lidar.



















CAMA

Um Cama é um híbrido entre um camelo e uma lhama. Eles são concebidos via inseminação artificial devido à enorme diferença entre o tamanho dos animais, que não permite reprodução natural. Um Cama geralmente tem as orelhas pequenas e caudas longas de um camelo. Também notável é a ausência da corcova.


Grolar/Pizzly

Um grolar/pizzly híbrido é o produto de um urso cinzento e um urso polar. Apesar de os dois ursos serem geneticamente similares, eles tendem a afastar-se um do outro no ambiente selvagem. Durante 16 de abril de 2006, um urso híbrido morreu baleado por Jim Martell, um caçador dos Estados Unidos, no Canadá. Foi a primeira vez que um híbrido foi encontrado em ambiente selvagem, numa época em que registros de grolars ou pizzlies eram apenas encontrados em zoológicos.



LEOPON

Um Leopon é o resultado da cruza de um leopardo macho e uma leoa fêmea. A cabeça do animal é similar à de um leão enquanto o resto do corpo carrega similaridades de leopardos. O mais bem sucedido programa de cruzamento ocorreu no Koshien Hanshin Park na Cidade de Nishinomiya, Japão. Leopons são maiores que leopardos e gostam de escalar e aproveitar a água.


WOLPHIN

Um Wolphin é um raro híbrido formado a partir do cruzamento entre um golfinho e uma falsa baleia assassina. Atualmente, há apenas duas em cativeiro no Sea Life Park, no Hawaii. O tamanho de um wolphin, cor e formato são intermediários entre as espécies paternas. O primeiro wolphin em cativeiro foi Kekaimalu, que apresenta descendência misturada até em seus dentes: golfinhos bico-de-garrafa têm 88, falsas baleias assassinas têm 44 e Kekaimalu tinha 66!



TI-LIGER, TI-TIGON, LI-TIGON, LI-TIGER

Os tops da lista são os ti-ligers, ti-tigon, li-tigons, li-ligers, pois são híbridos entre os híbridos. Eles são nascidos de cruzamentos entre um tigre macho e uma liger/tigon fêmea, ou um leão macho com uma tigon/liger fêmea. Note que ligers fêmeas ou tigons fêmeas são férteis. Eles são extremamente raros e a maioria pertence a estudos de um programa privado. No caso dos ti-ligers, eles têm listras incomuns onde eles "quebram" e mostram uma aparência manchada. Como eles são 3/4 tigre, a grande maioria das características de um tigre são preservadas, inibindo boa parte das derivadas de um leão.

0 comentários: